Por Fernanda Queiroz
Fotos: Marcelle Cristinne/Semfaz
Os servidores da Secretaria Municipal da Fazenda de Aracaju (Semfaz) prestigiaram o primeiro evento para efetivação dos novos servidores, aprovados no concurso público do órgão, após 23 anos sem renovação do quadro funcional. Serão 21 colaboradores integrados aos setores da administração tributária e começam a atuar a partir de agosto.
Segundo o presidente do Sinaf, Carlos Trindade, o atual momento da Secretaria favorece a entrada de novos servidores. “Eles vão chegar em um momento em que a atual gestão de Jeferson está muito bem organizada e terão todas as condições para contribuir pela valorização do fisco municipal”, afirma.
A posse está marcada para o dia 1º de julho e o treinamento de seis semanas para assumir o cargo deve iniciar em 18 de julho. A atuação na gestão de tributos municipais dos aprovados serão nas áreas de arrecadação de imposto sobre serviços (ISS), IPTU, ITBI, reforçando a gestão e fiscalização tributária, além da área de melhoria do ambiente de negócios para a abertura e legalização de empresas.
A primeira aprovação de um concursado é sempre emocionante, ainda mais para Vitor Vilar, que está seguindo os mesmos passos do avô na carreira tributária. “Meu avô era auditor fiscal estadual, e assim que sai da faculdade de computação, concluí que com tentar entrar para o serviço público seria uma forma de unir a minha graduação com o caminho trilhado pelo meu avô”, revela o aracajuano.
O mineiro Diego Villendel se despediu de sua cidade natal assim que descobriu a aprovação na capital sergipana e está animado para iniciar em mais um órgão. “Já fiz parte de vários órgãos públicos e aguardamos muito tempo para esse momento. É o sonho de muita gente de estar em uma carreira tão bem estimada. Então, a minha expectativa é que a gente assuma o quanto antes para contribuir com o serviço público de Aracaju”, comemorou Villendel.
Trindade também reforça que os servidores terão o desafio de assumir as mudanças que serão acarretadas pela reforma tributária. “Essa turma também terá uma responsabilidade muito grande, para incrementar a receita, possibilitar que os gestores que estiverem a frente possam estender um leque de políticas públicas para a população, e ainda aprimorar a administração municipal, frente as reformas tributárias que virão”, concluiu o presidente do Sidicato.
De acordo com secretário da Fazenda, Jeferson Passos, apesar do atraso na nomeação dos servidores, o concurso já estava previsto no planejamento estratégico da Prefeitura e faz parte do projeto de valorização do servidor público. “A administração tributária é essencial para regular a oferta de serviços à população. É percebendo essa necessidade que lançamos o concurso para renovar os quadros e dar continuidade na modernização tecnológica e administrativa. A gente espera que a experiência dos novos com os servidores da casa resultem em mais benefícios para a população de Aracaju”, avaliou Passos.
Carlos Augusto, diretor de Tributos Imobiliários da Semfaz, avalia que a entrada de novos servidores contribui para o trabalho do órgão. “A Secretaria está em uma situação favorável, a arrecadação tem aumentado, o trabalho tem sido feito e os novos colegas vão somar com os que já estão e fazer melhor ainda o serviço que está sendo desenvolvido”, disse Augusto. O diretor também foi membro da Comissão de Avaliação do concurso.
Outro aprovado que participou do evento, atualmente servidor da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Jorge Luiz Ferreira decidiu mudar de órgão para atuar na sua área de formação. “Eu sou formado em ciências contábeis e almejei por muito tempo o cargo de auditor. Mesmo passando em outros concursos, continuei estudando para conquistar o meu sonho”, afirmou o novo servidor municipal.
Estiveram também presentes na solenidade os servidores: Wallace Souza Barbosa, Ademir Oliveira do Desterro, Deusimar Olinda Alves, Marcos Trindade de Jesus, Ignêz Melo Souto Maior e Altamirando Fausto Dorea Júnior.
Copyrights 2017 - Todos os direitos Reservados