Com o tema “A importância do auditor/fiscal de tributos para as administrações municipais”, o presidente da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (FENAFIM), Célio Fernando Souza, comandou um bate-papo na tarde desta sexta-feira, 28, na Escola Governo e Administração Pública de Aracaju, com auditores e fiscais de Aracaju, Lagarto e Itabaiana.
O presidente da FENAFIM, dividiu com os presentes a experiência como auditor municipal de Belo Horizonte e a atuação como fundador e membro do Sindicato da categoria tanto no âmbito municipal, quanto nacional, na Federação.
Graduado em Gestão Financeira, Célio ingressou na carreira de auditoria fiscal tributária em 1987. Sua experiência no Fisco inclui cargos de gerência na Fiscalização do ISS, Fiscalização do IPTU, Fiscalização de Rendas da Administração Regional Barreiro, membro da Junta de Julgamentos Tributários e sub-coordenadoria da Área de Negócios do projeto nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica da ABRASF.
Célio está no quarto mandato da presidência do Sindicato dos Auditores de Tributos Municipais de Belo Horizonte - SINFISCO e no terceiro mandato da presidência da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais - FENAFIM.
“Divido um pouco da minha experiência com vocês para transmitir a importância e o cuidado que precisamos ter com o sindicato por este trabalho tão importante que é o do auditor e fiscal para as cidades”, o presidente da Federação contou sobre estratégias e processos de organização do fisco de Belo Horizonte ao longo dos 34 anos como servidor.
Em sua fala, Célio Fernando também ampliou o debate sobre o papel da categoria fisco para a perspectiva da atuação como entidade. “Geralmente quando você escuta falar sobre corporativismo, é algo ruim. Gosto de falar de corporativismo institucional, porque esta é a forma de entendermos que é necessário protegermos a administração municipal”, ressaltou.
Para ele, o trabalho da categoria fisco deve ser justo e correto para não perder de vista a atuação dos servidores que é de melhorar a vida do cidadão. “Quando corremos atrás de melhores salários ou de desenvolver ações que facilitem a arrecadação municipal, deve ser sempre pensando na contribuição para um país melhor”, finaliza.
Ao final da conversa, o associado e servidor aposentado do fisco de Aracaju, José Antônio agradeceu a iniciativa do encontro. “Faço parte da categoria dos aposentados, continuo associado ao sindicato e noto que existe uma certa união principalmente no que se refere a questão salarial. Por isso um evento como este é importante para a conscientização do nosso trabalho”, afirmou.
Fernanda Queiroz (Assessoria/SINAF)
Copyrights 2017 - Todos os direitos Reservados