Curso termina amanhã com a participação de 25 servidores
Assessoria de comunicação/SINAF
Nesta sexta-feira (10) os servidores do fisco municipal concluem o curso sobre o Sistema de Escrituração Digital (SPED), organizado pela Secretaria da Fazenda Municipal de Aracaju e pelo Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos do Município de Aracaju (SINAF). As aulas têm o objetivo de qualificar todos os auditores e fiscais de tributos da categoria.
O curso é ministrado pelo professor Alexandre Alcântara, auditor fiscal pela Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia e integrante da equipe que implantou a Escrituração Digital Contábil, um dos subprogramas do SPED, na Secretaria. Alcântara trouxe sua experiência na área para aprimorar os conhecimentos do grupo fisco na instrumentalização e uso do SPED pelo fisco municipal.
Para o Diretor de Tributos Mobiliário da SEMFAZ, Carlos Augusto, o encontro que é realizado na Escola de Governo (ESGAP), é importante para todos os servidores do fisco. “Esse curso é um investimento no conhecimento e no aprimoramento profissional do grupo Fisco”, completa.
O SINAF garantiu a parceria com a Secretaria nos custos do curso, iniciado na quarta-feira (8), para a valorização dos auditores e fiscais de tributos de Aracaju. O Presidente do Sindicato, Carlos Trindade, argumenta que o curso é imprescindível para promover melhorias “tanto no processo de arrecadação fiscal quanto no combate à sonegação fiscal, e consequentemente, no aumento da receita própria de cada município”, defende.
Trindade complementa explicando que os benefícios também são para a categoria. “Desta forma, capacitar o Grupo Fisco para utilização deste instrumento também impacta no fortalecimento da Categoria e no seu papel enquanto carreira típica de Estado fundamental para o zelo com do bem público”, finaliza o Presidente.
Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
O Sistema de Escrituração Digital (SPED) é um Sistema com três subprogramas (EFD – Escrituração Fiscal Digital; ECD – Escrituração Contábil Digital; e NF-e – Nota Fiscal Eletrônica) que informa todos os documentos fiscais e informações que os fiscos federal, estadual e municipal, precisam saber de micro e pequenos empresários. Essas informações referem-se ao período em que são apurados os impostos de ICMS e IPI, entre outros.
Copyrights 2017 - Todos os direitos Reservados